sexta-feira, 10 de maio de 2013

O que há por trás da Conjuração Baiana e a Inconfidência Mineira.


O Iluminismo.


O Iluminismo foi um movimento de estilo intelectual, cultural, político e artístico, que tem seu inicio por volta do século XVII na Europa.

Este movimento pode ser compreendido como um avanço das idéias renascentistas, ou melhor, um aprofundamento das idéias fundamentais do renascimento. O Homem Iluminista cada vês mais se liberta das correntes religiosas que prendiam seu pensamento, se tornando mais livre, e voltando o seu tempo para questões terrenas. Desta forma desenvolvesse um comercio mais aprofundado, surgindo assim à classe Burguesa, preocupada sobre tudo com a liberdade de comercio e a acumulação de lucros, esta pratica essa que era condenada pela igreja católica, forçando o homem iluminista a se livrar da igreja. No plano político, o governo absolutista aparecia como um obstáculo para a recém surgida classe Burguesa, sendo que esse se colocava como soberano dentre as relações comerciais, surgindo assim à necessidade de um novo sistema Político, pautado na “liberdade” a Democracia (Revolução Francesa).



Na imagem acima podemos ver uma figura feminina representando a Liberdade com o cetro da razão lançando raios sobre a Ignorância e o Fanatismo.


   Os pensamentos iluministas contribuíram para que houvesse a Revolução Industrial, a Revolução Americana e a Revolução Francesa. A Revolução Industrial ocorreu por volta de 1760, na Inglaterra, modificou totalmente as relações econômicas fazendo com que os industriais desejassem o fim das colônias, para que estas pudessem consumir os seus produtos, além de fornecerem matérias-primas baratas, dando início ao capitalismo industrial. A Revolução Americana aconteceu no ano de 1770, as Treze Colônias inglesas tornam-se independentes, e após a longa guerra de independência contra a Metrópole – Inglaterra –, os colonos ingleses declaram independência no ano de 1776. A Revolução Francesa que ocorreu em 1789 foi caracterizada pela ascensão da burguesia francesa ao poder, favorecendo definitivamente a quebra do antigo sistema colonial. Essas revoluções do mesmo modo que as idéias iluministas foram fatores que repercutiram nas colônias portuguesas e devido aos abusos do fiscalismo português nas regiões auríferas vários movimentos emancipacionistas foram realizados contra os colonos portugueses. Como por exemplo, a Conjuração Baiana e a Inconfidência Mineira.

Kennedy Anderson.



quinta-feira, 9 de maio de 2013

Primavera Árabe.


Primavera Árabe

      A primavera árabe é uma onda de protesto que vem ocorrendo no Oriente Médio e no norte da África desde 18 de Dezembro de 2010. Assim como a conjuração mineira a Primavera Árabe foi uma revolta política onde as pessoas protestam contra o governo e contra seus atos. A conjuração mineira por sua vez além de ser um protesto contra o governo foi também uma revolução influenciada pelo Iluminismo que tinha como finalidade a independência política e a liberdade, a revolta foi liderada pela maçonaria que pretendia conseguir seus interesses através de um golpe de estado, mas não deu certo, Portugal acabou descobrindo tudo, exilando os líderes da revolta e matando Tiradentes. A Primavera Árabe por sua vez, não esta organizada apenas em uma revolta como é o caso da conjuração mineira, ela acontece em diferentes lugares e em diversos tempos, ela também envolve através das redes sociais uma diversidade de pessoas para participar da revolta tentando sensibilizar e informar essas pessoas sobre o que acontece no país em que vivem,  já a conjuração mineira não, ela envolveu uma parte restrita de pessoas (maçonaria).
Por fim podemos concluir que essas duas revoltas tinham como finalidade o bem estar da população e a melhora no convívio de todos.

( Gabriel Vaccaro)
09-05-2013

A Revolta dos Malês


A Revolta dos Malês

A Revolta dos Malês foi uma mobilização de escravos de origem muçulmana, ocorrida em Salvador no ano de 1835.
Os escravos que organizavam a revolta, já tinham experiência de combate, o que os tornavam perigosos. Os Malês queriam tomar o governo, instituir as suas crenças religiosas e libertar escravos. O plano de ataque assinado por um escravo dizia que eles iriam matar todos os brancos e tomariam as suas terras depois iriam se juntar ao restante das forças revoltosas.
As autoridades se organizaram rapidamente e conseguiram repelir os ataques, colocando os revoltosos para fugirem. Os combates decisivos aconteceram quando mais de quinhentos escravos foram derrotados pelas forças oficiais que estavam em maior numero e bem armadas. Os oficiais mortos totalizaram sete, os revoltosos totalizavam setenta, cerca de duzentos foram detidos e julgados. As penas variaram entre pena de morte para os principais lideres, trabalhos forçados e alguns foram exilados.
 
(Leandro Gallo)
09-05-2013

Inconfidência Mineira


Inconfidência Mineira

A Inconfidência Mineira ocorreu na região de Minas Gerais, nessa época a extração de ouro era grande. O Brasil sendo colônia de Portugal, tinha que pagar altas taxas de impostos.
Os brasileiros que encontravam ouro deviam pagar o quinto (imposto). Esse imposto recolhido acabava nos cofres portugueses.
Com as grandes explorações, o ouro começou a diminuir, mas mesmo assim os brasileiros tinham que pagar os impostos. Então Portugal criou a derrama que funcionava da seguinte maneira: cada região que explorava o ouro devia  pagar 100 arrobas de ouros (1500 quilos) por ano. Quando a região na atingia essa meta, soldados invadiam as casas das famílias para retirar os pertences ate completar a meta.
Os fazendeiros rurais e donos de minas insatisfeitos com essas atitudes começaram a se reunir para buscar uma solução.
Os participantes desse grupo eram, Joaquim José da Silva Xavier, conhecido por Tiradentes, Tomas Antonio Gonzaga e Cláudio Manuel da Costa (poetas), o dono de mina Inácio de Alvarenga, o padre Rolim, entre outros representantes da elite mineira.
As ideias desse grupo que foram influenciadas por ideias iluministas eram: Conquistar a liberdade e implantar o sistema de governo republicano.
Embora não tenha dado certo, a inconfidência mineira foi um bom exemplo das lutas dos brasileiros pela independência, liberdade e contra um governo que tratavam as colônias com violência.


( Douglas Peixinho) 
09-05-2013