sábado, 24 de agosto de 2013

Terceira Revolução Industrial


A Terceira Revolução Industrial teve início em meados da década de 1940, logo após o término da Segunda Guerra Mundial, vindo até os dias de hoje. Este processo teve a liderança dos Estados Unidos da América, que se tornou a grande potência econômica deste período. Tem como principal característica o uso de tecnologias avançadas no sistema de produção industrial.

 Caracteristicas da 3ª Revolução Industrial
- Utilização de várias fontes de energia (antigas e novas): petróleo, energia hidrelétrica, nuclear, eólica, etc. Passa a aumentar, principalmente a partir da década de 1990, a preocupação com a diminuição do uso das fontes de energia poluidoras e aumento da energia limpa.
- Uso crescente de recursos da informática nos processos de produção industrial. A Robótica é o principal exemplo.
- Diminuição crescente do emprego de mão-de-obra humana (principalmente em tarefas braçais), sendo substituída pelas máquinas, sistemas automatizados, computadores e robôs industriais.
- Uso de tecnologias no processo de produção, visando diminuir os custos e o tempo de produção.
- Ampliação dos direitos trabalhistas.
- Globalização: produção de produtos com peças fabricadas em várias partes do mundo.
- Desenvolvimento da Biotecnologia, ampliando a produção da indústria de medicamente e melhorando a qualidade e eficiência;
- Surgimento, na década de 1970, de novas potências industriais e econômicas como, por exemplo, Alemanha e Japão. Neste cenário, já na década de 1990, aparece a China.
- Massificação dos produtos tecnológicos, ligados aos meios de comunicação e Internet, no começo do século XXI. Exemplos: telefones celulares, computadores pessoais, notebooks, tablets e smartfones.
- Aumento da consciência ambiental, a partir da década de 1980, por grande parte das indústrias, que passam a buscar processos produtivos sem ou com baixo impacto ambiental. 


Principais produtos que surgiram na 3ª Revolução Industrial


- Robôs industriais
- Satélites de telecomunicações
- Computador Pessoal (PC)
- Caixa eletrônico
- Telefone Celular
- Tablet
- Softwares
- Sistema de GPS
- Tecnologias automotivas

( Leandro Gallo)

sexta-feira, 23 de agosto de 2013

Imagem



Esta imagem faz clara referencia ao processo de revolução industrial. Como podemos observar, os donos dos meios de produção estão sentadas em cima de um barco que em baixo aborda uma serie de pessoas que estao sendo representadas pelos trabalhadores. Esta imagem faz referencia de que a revolução industrial é sustentada pelos trabalhadores.

Gabriel Vaccaro

quinta-feira, 22 de agosto de 2013

Condições de trabalho na Revolução Industrial

   


 Os operários quando começaram a surgir as primeiras industrias, não tinham uma organização que o defendesse e por isso era explorado ao máximo. Dormia muitas vezes no local onde trabalhava, ganhava um baixo salário. As mulheres e as crianças também trabalhavam e por mais de 12 horas diárias. Comiam mal, vestiam mal e passavam as vezes por mendigos. Quando ficavam doentes não tinham assistência nenhuma. Foi a partir daí que muitos começaram a se unir para lutar por direitos que conhecemos hoje.

(Douglas Peixinho)

segunda-feira, 19 de agosto de 2013

Imagem


Essa imagem é no minimo curiosa ... Podemos perceber nela um lado do mundo em que uma arvore cheia de engrenagens representa a industria. A revolução industrial faz exatamente isso, tira arvores naturais e coloca arvores modificadas pelo homem, modificadas pela industria. Do outro lado o mundo de verdade,  se nao tomarmos o devido cuidado esta parte do mundo logo se tornara como a outra, impregnada por maquinas e sem vida.

Revolução industrial e o impacto na sociedade

Temos o defeito de comparar a revolução industrial apenas com o passado e nao para o presente.

A revolução industrial esta a cada dia mais presente em nossa sociedade, ela vai de um simples desemprego ate uma grande construção de uma industria.

Se olharmos atentamente para a nossa janela vamos notar o quanto essa revolução e a sociedade capitalista modificou o mundo que conhecemos, colocando nele os seus ideias.

Hoje nao podemos sair na rua sem enxergar em algum lugar um anuncio de algum produto, temos que entender que esses produtos só estao ali porque as pessoas compram. Nós que mantemos esse sistema de pé.




A imagem acima retrata bem oque foi dito, podemos perceber um mundo industrial que é sustentado por uma corrente na qual um dos lados esta uma pessoa e no outro o simbolo do dinheiro.

domingo, 18 de agosto de 2013

Por que a Inglaterra foi pioneira na Revolução Industrial?


Porque o país soube lidar com a situação da época. Na metade do século 18, o mercado mundial sofria uma enorme expansão do consumo. A Inglaterra era a grande exportadora de tecidos, que eram feitos artesanalmente. Com esta expansão o país criou máquinas, aumentou a produtividade e diminuiu os custos, provocando uma crise do sistema artesanal no restante do mundo. Outros fatores favoreciam a Inglaterra: a presença de mão de obra barata e de comerciantes empreendedores, a possibilidade de utilizar matéria-prima do próprio país e das colônias e, por fim, condições de continuar exportando (possuíam navios e tinham o controle de portos e rotas de comércio), possuía matéria-prima em abundancia (carvão e ferro), tinham  mão-de-obra em abundância desde a Lei dos Cercamentos de Terras, que provocou o êxodo rural, alem disso a Grã-Bretanha firmou vários acordos comerciais vantajosos com outros países


Kennedy Anderson