sábado, 17 de agosto de 2013

Avanços tecnológicos nos transportes e nas máquinas

    
("Gigantes" Teares)

    
( As locomotivas à vapor, famosas "Maria Fumaça")

       O século XVIII foi marcado pelo grande salto tecnológico nos transportes e máquinas. As máquinas à vapor, principalmente os gigantes teares, revolucionou o modo de produzir. Se por um lado a máquina substituiu o homem, gerando milhares de desempregados, por outro baixou o preço de mercadorias e acelerou o ritmo de produção.
Na área de transportes, podemos destacar a invenção das locomotivas à vapor (Maria Fumaça) e os trens à vapor. Com estes meios de transportes, foi possível transportar mais mercadorias e pessoas, num tempo mais curto e com custos mais baixos.


(Douglas Peixinho)

sexta-feira, 16 de agosto de 2013

Trabalho Infantil

A revolução industrial mudou o modo de produção gerando novas relações econômicas e sociais. O estímulo à migração para áreas urbanas levou um grande numero de pessoas a procurarem nas fábricas uma oportunidade de sobrevivência.

No entanto, as expectativas das pessoas acabavam sendo destruídas pelas péssimas condições de trabalho, altas jornadas de trabalho e atividades de alto risco. O salário baixo exigia do trabalhador que toda a sua família trabalhasse, incluindo mulheres e crianças, para garantir a sobrevivência.
Era comum um grande número de crianças trabalhando em todas as atividades das indústrias, sozinhas ou junto com suas famílias, por causa de seu porte que é pequeno, assim podia chegar a lugares em que adultos não chegariam e muitas vezes acabavam se machucando.

Essa situação pode ser vista nos dias de hoje, atualmente com o aumento do desemprego e as dificuldades financeiras, vários pais forçam seus filhos a deixar à escola e a trabalhar cedo. Dessa forma, elas são empurradas para a margem da sociedade, pois se tiverem de trabalhar ficaram atrasadas em relação ao estudo, já que trabalhando o estudo fica em segundo plano, assim quando adultas podem se tornar trabalhadores desqualificados e, conseqüentemente, aumentar a quantidade de desempregados.

Kennedy Anderson

terça-feira, 13 de agosto de 2013

Reação dos trabalhadores

Em muitas regiões da Europa, os trabalhadores se organizaram para lutar por melhores condições de trabalho. Os empregados das fábricas formaram os “sindicatos” com o objetivo de melhorar as condições de trabalho dos empregados. Houve também movimentos mais violentos como, por exemplo, o ludismo. Também conhecidos como “quebradores de máquinas”, os ludistas invadiam fábricas e destruíam seus equipamentos numa forma de protesto e revolta com relação a vida dos empregados. O cartismo foi mais brando na forma de atuação, pois optou pela via política, conquistando diversos direitos políticos para os trabalhadores.
(Leandro Gallo)